Começam na UFFS as matrículas dos classificados no SiSU

Classificados devem ficar atentos aos procedimentos de confirmação da vaga. Inscrições para Lista de Espera vão até dia 5

Começaram na manhã desta quarta-feira (30) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) as matrículas dos classificados no SiSU. A relação dos 400 estudantes para os oito cursos do Campus Erechim está disponível desde segunda-feira no site do Sistema: www.sisu.mec.gov.br.

O candidato chamado deverá comparecer na UFFS para efetivar a matrícula nos dias 30, 31 de janeiro ou 1º e 4 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, apresentando a relação de documentos constantes no Anexo I do Edital Nº 1196/GR/UFFS/2018 (ou item 4 do Termo de Adesão ao SiSU), inclusive documentos necessários para a comprovação dos critérios de reserva de vaga e ações afirmativas, de acordo com a modalidade de concorrência. A documentação para comprovação das ações afirmativas está explicitada nos anexos do edital já mencionado e também na página www.uffs.edu.br/estudenauffs/. Aqueles que optaram por modalidades de autodeclaração de raça/cor, aliados ou não às outras modalidades, passarão por entrevista às 14h.

Primeiro colocado na lista para o curso de Agronomia, Lucas Sana Nunes foi um dos primeiros candidatos a garantir vaga na manhã de hoje. Ele, que vem de Caxias do Sul, conta que a opção pelo curso foi decidida nos últimos meses. “Fiz curso técnico de Química, que também dialoga bastante com biologia. São matérias que têm mais a ver com Agronomia, acredito, e que influenciaram na minha decisão”, diz. “Já ouvi falar muito bem do nível da formação ofertada na UFFS. O fato de ser uma instituição pública, que não necessita que o estudante desembolse recursos em mensalidades, também é muito positivo.”

Outro classificado que também fez matrícula hoje cedo foi Adolfo Silva Cassaro. Morador do município de Marmeleiro, no Paraná, ele já conhecia a UFFS em virtude de sua terra natal ficar próxima a outras duas cidades que possuem campi da Universidade: Realeza e Laranjeiras do Sul. Ele vai cursar Arquitetura e Urbanismo. “Entrar em uma Universidade Federal significa pra mim uma grande conquista. Estudei em escola pública, e continuar a estudar de forma gratuita é muito importante”, relata.

Na UFFS – Campus Erechim, o procedimento de matrículas vem sendo planejado já faz algumas semanas. Foram estabelecidos espaços específicos para a realização de cada etapa. O candidato pode chegar ao Campus por meio de transporte público urbano – os horários de ônibus estão disponíveis em www.uffs.edu.br/campi/erechim.

Os espaços para as matrículas estão próximos, e ficam no térreo do Bloco A. Conforme chegam, os candidatos são recepcionados pelas equipes do Campus, que orientaram para onde os candidatos devem se dirigir, conforme a modalidade de classificação no SiSU.

Após a realização da matrícula, o candidato pode encaminhar solicitações de auxílios financeiros, realizar o cadastro para utilização do Restaurante Universitário (RU), conhecer o funcionamento da Biblioteca e outros serviços que a instituição oferece. A cantina do Campus está aberta durante todo o período de atendimento.

Posteriormente, nos primeiros dias de aula, o Campus organizará várias atividades informativas e culturais para recepcionar os novos estudantes.

Lista de Espera

Quem não conseguiu se classificar na primeira chamada tem uma nova chance: a Lista de Espera. Os interessados devem acessar o site www.sisu.mec.gov.br e manifestar interesse até o dia 5 de fevereiro. As instituições farão a convocação da Lista de Espera a partir do dia 7.

Cursos ofertados

Nesta edição a UFFS – Campus Erechim está ofertando 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS