Comarca de Erechim tem quase 40 mil processos em tramitação

Na última semana o juiz diretor do Fórum de Erechim, Juliano Rossi, que também é responsável pela 2ª Vara Cível, participou do programa Estúdio Boa Vista, da Rádio Cultua, e apresentou o número de processos em tramitação, bem como quais são os mais corriqueiros registrados na comarca local.

A Comarca de Erechim é a maior do Rio Grande do Sul em número de municípios, uma vez que abrange 14 cidades e registrou até o início do mês de agosto de 2018, 39.700 processos em tramitação, sendo que deste total, 2/3 são cível e 1/3 criminal.

“É um número de processos grande, mas comparando-se com outras Comarcas de porte semelhante a Erechim, ainda é um número um pouco abaixo”, destacou Rossi. O magistrado também fez questão de ressaltar que: “O número baixo de processos se deve ao esforço dos juízes que tem feito um trabalho de qualidade e desenvolvido ações inovadoras”.

Apesar de estar batendo na casa dos 40 mil processos tramitando na Comarca de Erechim, o número de arquivamentos e extinções tem superado o número de ingresso, mesmo que este seja constante. Na área cível, a média de novos ingressos gira em 300 por mês, no entanto, o número de arquivamentos tem sido bem maior nos últimos anos.

Segundo o magistrado, os processos mais corriqueiros que ingressam na vara cível são cobranças e execuções de dívidas, ações indenizatórias, ações bancárias e execuções fiscais de municípios e principalmente do estado do Rio Grande do Sul.

A Comarca de Erechim conta com cinco juízes, mas em razão das saídas de dois deles, Antônio Carlos Ribeiro e Adria Atz, duas varas estão vagas e atualmente apenas três juízes estão atuando. A chegada de novos juízes para assumir as vagas deve ocorrer somente no final do ano.

Por Fabio Lazzarotto

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS