Com apresentação de galerias virtuais de ex-presidentes e vereadoras, primeira etapa do Memorial Legislativo é inaugurada

Resgatar e preservar a história da Câmara Municipal, tornar acessível à comunidade o legado de cidadãos que deixaram sua marca na luta por uma cidade melhor. Estes são alguns dos objetivos do Memorial Legislativo de Erechim, cuja primeira etapa foi apresentada na manhã desta quarta-feira (10), em solenidade no plenário da Casa do Povo e posterior desenlace da fita inaugural das galerias virtuais de ex-presidentes e vereadoras. O projeto, que recentemente se tornou lei municipal, conta com a participação da Diretoria de Comunicação, TV Câmara e voluntários, além de parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e o Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font em seu desenvolvimento.

 

Presenças ilustres

 

            Além da atual presidente do Poder Legislativo, Ana Oliveira (MDB), e dos representantes do Poder Executivo, vice-prefeito Flávio Tirello e secretário de Cultura, Esporte e Turismo Neidmar Alves, a atividade contou com duas ilustres presenças na mesa de autoridades, representando os grandes homenageados da ocasião, o ex-presidente Wilson José Tonin e a ex-vereadora Terezinha Maria Pezzin. Também estiveram presentes os seguintes ex-presidentes e ex-vereadoras: Ale Dal Zotto, Celso Alves Machado, Edson De Geroni, Eni Scandolara, José da Cruz, Luiz Alberto Barella, Luiz Antonio Tirello, Luiz Deonísio Silva de Brito, Luiz Felipe De Marchi, Maria Elisa Zordan Franceschi, Mario Rossi, Rafael Testa, Sandra Picoli, Serginho Bento e Silverio Fortunato.

 

Aprender com o passado

 

            Em seu pronunciamento, a presidente Ana Oliveira recordou momentos e fatos marcantes da trajetória do Poder Legislativo erechinense, reforçando a importância da preservação do passado. “Quando falo em preservar, me refiro também em refletir sobre as riquezas que os ex-presidentes, ex-vereadores e vereadoras deixaram. Preservar as memórias desta Casa não é só um dever, é uma obrigação. Quando olhamos para trás, quando olhamos para nossa história, aprendemos lições valiosas”, destacou a parlamentar. Para o vice-prefeito Flávio Tirello, iniciativas como o Memorial Legislativo servem para valorizar ainda mais muitos protagonistas da construção do município. “São pessoas que nos orgulham e que têm muita história. Todos nós vamos passar, mas a história fica, ninguém nos tira”, exaltou.

 

Com a palavra, os homenageados

 

            Presidente da Câmara em duas ocasiões – de 1977 a 1979 e de 1985 a 1987 –, Wilson José Tonin refletiu sobre a importância de ter suas realizações eternizadas para as futuras gerações. “É uma satisfação constar na história e no memorial desta Casa. Me sinto feliz, pois nossos filhos, netos, bisnetos vão saber através deste memorial tudo o que foi feito em Erechim”. Representando as vereadoras, Maria Elisa Zordan Franceschi e Eni Scandolara valorizaram o trabalho das mulheres na sociedade, em especial no meio político. “Temos que nos esforçar para que, cada vez mais, mulheres esclarecidas e empoderadas possam chegar a esta Casa para que mais avanços aconteçam. A soma dos esforços entre homens e mulheres é o que faz avançar a cidadania”, salientou Maria Elisa, acompanhada por Eni. “Mulheres, olhem para a política, participem. Quando a mulher traz para a sociedade a sua capacidade de gestora nata, a contribuição será efetiva”, disse.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS