Colheita da soja evolui no RS

Favorecida pelo tempo seco, ensolarado e pelas temperaturas elevadas, a colheita da soja evoluiu de 20% para 38% da área cultivada no Estado nesta safra. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (11) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), os produtores optaram por antecipar a colheita, apesar de o teor de umidade dos grãos estar entre 15% e 16%, índice que proporciona boa trilha e separação dos grãos. Essa decisão foi impulsionada pela previsão climática, que indicava maiores volumes de chuva no período anterior. Porém, tal cenário não se configurou em todas as regiões do Estado. Atualmente, a área de soja em maturação representa 42% da área cultivada no RS.

A produtividade obtida com a soja colhida tem superado as expectativas iniciais em muitas lavouras, especialmente naquelas situadas na metade Norte do Estado, onde o padrão de chuvas foi mais regular ao longo do ciclo da oleaginosa. No entanto, mesmo nessas regiões, observa-se considerável variabilidade de produtividade como consequência das chuvas, que afetaram o estabelecimento inicial da cultura e as práticas de manejo do solo, causando problemas à densidade de plantas. Os solos mais estruturados e melhores práticas de conservação têm propiciado desenvolvimento e produtividade mais elevados. A produtividade estadual está estimada em 3.339 kg/ha.

Em relação ao aspecto fitossanitário, a ferrugem-asiática representou um grande obstáculo ao potencial produtivo da safra. Os melhores resultados, em termos de produtividade, foram observados em áreas com controle preventivo realizado de forma eficaz. Por outro lado, a doença acarretou a perda de produtividade em áreas onde o controle com fungicidas apresentou falhas, que abrangem diversos aspectos – combinados ou não –, como seleção dos princípios ativos, formulações, intervalos entre aplicações, estágio fenológico da cultura durante as pulverizações e tecnologia de aplicação.

Nos locais onde a colheita foi concluída, os produtores estão iniciando a distribuição de corretivos de acidez do solo. Também dão continuidade à semeadura de espécies vegetais destinadas à cobertura do solo, durante o período de inverno.

Por Emater/RS-Ascar

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS