O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de acesso ao Ensino Superior no Brasil,também serve para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. No final de junho o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulgou o desempenho das escolas de todo o país, e o Colégio Franciscano São José obteve o melhor desempenho na Redação e na Média Geral das escolas de Erechim que se mantêm em atividade em 2020.
Para o professor de Língua Portuguesa e Produção Textual, Cristiano Oldoni, o desenvolvimento das competências relacionadas à produção do texto dissertativo-argumentativo, gênero abordado na redação do ENEM, envolve a mobilização de várias habilidades dos estudantes, como o uso da norma culta da língua e o emprego de recursos linguísticos adequados à construção da argumentação. “Além disso, é esperado, no exame, que a temática sugerida seja vista e compreendida a partir de uma perspectiva que possibilite a problematização; assim, não somente é necessário que sejam selecionados fortes e pertinentes argumentos, mas também que se envolvam as variadas áreas do conhecimento humano – o que, em tese, é pauta de todos os componentes curriculares. Isso significa que produzir um bom texto exige a abordagem crítica da própria aprendizagem e uma visão de mundo que aponte para soluções e intervenções que melhorem a realidade, que tornem o mundo melhor e a vida mais visível”, acrescenta.
O professor Cristiano destaca ainda que os pressupostos de uma educação para autonomia, tão prezados pelo Colégio Franciscano São José, tornam-se concretos com o sucesso dos estudantes no dia a dia e, pontualmente, em exames como o ENEM. “Perceber que, ao fim do Ensino Médio, construída uma bela trajetória na educação e na formação de nossos jovens, alcançamos o pleno desenvolvimento de suas competências, é motivo de orgulho e satisfação. Em especial, é também reconfortante perceber que possibilitamos aos nossos estudantes o aperfeiçoamento de suas habilidades no trato com a linguagem e na produção de textos, o que é um grande privilégio, pois representa um contato e uma interação mais humana com o mundo e com o outro”, completa.
“Essa conquista é mais um indicador que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais séria e comprometida, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Estamos muito felizes e parabenizamos nossos estudantes, professores e coordenações pedagógicas pelo desempenho, destaca a diretora geral, Ir. Silvana Arboit.