Clubes de mães de Centenário fazem intercâmbio

Os clubes de mães de Centenário realizaram quatro intercâmbios no município, envolvendo cerca de 50 mulheres, entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro. A atividade envolveu passeios em pontos turísticos de cada comunidade visitada, degustação de chá, dinâmicas de integração, jogo de bocha, preparo de receitas, dentre outras. A programação dos encontros se encerra dia 12 dezembro, com um piquenique para confraternização de final de ano com a participação de todos os grupos de mulheres do município, na comunidade de Lajeado André, a partir das 13h30min.

Na recepção dos grupos visitantes, cada um deles fez um breve resgate da história da sua comunidade, contando por exemplo, quais foram os primeiros moradores da localidade, de que maneira foi escolhido o nome da comunidade, quantas famílias ainda residem no local, como foi realizada a organização do grupo de mulheres, desde quando existe o clube de mães daquele local.

Assim cada grupo pode conhecer um pouco mais da comunidade que visitou, além de desfrutar de preparos culinários deliciosos feitos pelas mulheres do grupo como forma de confraternização. O grupo de Vila Hortência recebeu o grupo do Chato Gaúcho (29/10); o grupo do Lajeado Valeriano recebeu o grupo da Linha Pollon (30/10); O grupo de Chato Gaúcho recebeu o grupo do Lajeado Valeriano (05/11) e o grupo da Linha Pollon recebeu o grupo da Vila Hortência (08/11).

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Joice Schneider Marmentini, observou que, a partir destes intercâmbios, foi possível resgatar o conhecimento destas mulheres acerca de suas vivências e histórias tanto em relação à comunidade, quanto em relação ao próprio grupo. Além disto, a atividade possibilitou a essas mulheres momentos de organização e execução das atividades e de valorizar a autonomia de cada mulher e de cada grupo, buscando reforçar os conhecimentos já existentes e momentos de integração.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS