Clube da Bezerra 2022 é realizado em São Valentim
A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim, e a Prefeitura de São Valentim promoveram o 13º Clube da Bezerra e 13º Seminário de Bovinocultura de Leite, nesta quinta-feira (17/02), reunindo cerca de 150 pessoas. Após a abertura, no Clube Caramuru, a programação teve prosseguimento através de palestra com o tema Silagens de Cereais de Inverno como Estratégia de Alimentação de Bovinos, ministrada pelo professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Roberto Serena Fontaneli.
A programação seguiu à tarde com apresentação, desfile e julgamento das bezerras, no Parque das Máquinas, bairro São Luiz. O médico veterinário Enedir Zanchetti foi o julgador. O evento teve a participação de 33 bezerras, de 23 propriedades rurais, sendo duas categorias de raça Jersey e Holandesa e duas de idade de 4 a 7 meses e de 7 a 10 meses. Foram premiados até o terceiro lugar em cada categoria. Os eventos contaram com apoio das Cooperativas Agricoop, Cooperval, Cooperativa Santa Clara, Cooperalfa, C.Vaccaro Agronegócios, Cresol, Sicredi e Sutraf.
Para incentivar a atividade leiteira no município, todos os produtores que participaram com bezerras receberam da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, apoio de máquinas para serviços na propriedade. Os classificados receberam troféus (1º, 2º e 3º lugares) e prêmio em valor a ser gasto no município ou nas empresas apoiadoras do evento. No final do desfile das bezerras aconteceu sorteio de brindes entre todos os presentes.
Os eventos contaram com as presenças do prefeito, Claudemir Paniz, do presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Antonio Portela, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, do secretário municipal da Agricultura, Arnaldo Roberto Putrick, e do presidente do Sutraf em São Valentim, Rosilene Sccopel. Todos se manifestaram destacando a importância dos eventos e da atividade leiteira para a economia do município e da região.
Vencedores:
Na categoria Jersey de 4 a 7 meses:
1º lugar Bezerra 327 – brinco 327 de propriedade da família João Vazocha
2º lugar Bezerra Mel – brinco 83 de propriedade da família Cedenir Spegiorin
3º lugar Bezerra Butinha – brinco 93 de propriedade da família Vanderlei S Alves
Na categoria Jersey de 7 a 10 meses:
1º lugar Bezerra Luna – brinco 79 de propriedade da família Vanderlei Lazari
2º lugar Bezerra Formosa – brinco 71 de propriedade da família Augusto Forati
3º lugar Bezerra Flor – brinco 82 de propriedade da família de Jose de Souza
Na categoria Holandesa de 4 a 7 meses:
1º lugar Bezerra Pintada – brinco 89 de propriedade da família Anadir Jurkovski
2º lugar Bezerra Belinha – brinco 78 de propriedade da família Volmir Capeli
3º lugar Bezerra Raiska – brinco Raiska de propriedade da família Jose C. Bitencourt
Na categoria Holandesa de 7 a 10 meses
1º lugar Bezerra Pretinha – brinco 73 de propriedade da família Almir Karlisnki
2º lugar Bezerra Margarida – brinco 86 de propriedade da família Emilio Brandler
3º lugar Bezerra Breleza – brinco 63 de propriedade da família Altair Scatolin
Fotos: Divulgação Emater/Rs-Ascar