O Curso de Ciências Biológicas da URI promoveu no sábado, 27, a segunda edição do Curso de Extensão de “Ilustração Científica – Técnica Grafite”. A iniciativa contou com uma fala introdutória sobre a história da ilustração científica, as principais obras, entre desenhos, esboços e pinturas feitas por grandes naturalistas dos séculos XVII, XVIII e XIX, até chegar nas obras presentes em artigos, livros e textos científicos nas áreas de zoologia, botânica e paleontologia.
Também foi promovida uma demonstração de um tutorial passo a passo da técnica de pontos de referência. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de exercitar a técnica aplicando-a em crânios de mamíferos e aves, cascos de tartarugas, peles taxidermizadas e exsicatas levadas ao papel com o uso de régua, calculadora e lápis.
O material biológico utilizado no curso foi gentilmente cedido pelo Museu Regional do Alto Uruguai (MuRAU) da Universidade. Segundo o professor Rodrigo Fornel, que ministrou o curso, “este tipo de atividade oportuniza a instrumentalização, a capacidade de observação, raciocínio lógico e a paciência ao unificar arte e ciência na divulgação, comunicação e educação em ciências biológicas”.
Por assessoria de comunicação