Ciências Biológicas da URI lidera projeto de combate ao uso de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool entre crianças e adolescentes tem crescido no Brasil e também no Rio Grande do Sul nos últimos anos. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, 55% dos alunos do 9º ano, entre 13 e 14 anos, já experimentaram bebida alcoólica. Para combater essa situação, os Ministérios da Educação e da Saúde, através do Programa Saúde na Escola, estão desenvolvendo uma campanha de prevenção ao uso de drogas.

No Rio Grande do Sul, o Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões e da Promotoria da Infância e da Juventude, lançou no final de fevereiro deste ano, em edição extraordinária do Fórum Permanente de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes, a Campanha “Cuidado: O álcool transforma”.

A intenção é alertar crianças e jovens sobre os prejuízos do consumo de bebidas alcoólicas, bem como chamar atenção para todos os aspectos desta questão que requer atenção de todos (família, escola, pais, filhos, professores e sociedade).

Por isso, o PIBID Biologia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da URI vem liderando junto à Escola Estadual de Educação Básica Irany Jaime Farina, onde o Programa é desenvolvido, um projeto que irá tratar sobre esse tema. Durante o mês de março, a equipe PIBID, juntamente com a direção e professores da Escola e entidades parceiras (Educação Permanente da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, UBS Progresso, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, entre outras) planejou um processo de formação que estará sendo desenvolvido nos meses de abril e maio, abrangendo a escola e a comunidade em que está inserida.

Essa é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo Curso de Ciências Biológicas. Os futuros acadêmicos que podem ingressar via vestibular de verão terão a possibilidade de envolver-se no PIBID Biologia, um Programa Federal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que destina bolsas para estudantes que estejam cursando a primeira metade de curso de licenciatura.

Legendas –

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS