Cidadãos têm eventuais benefícios disponíveis na secretaria de Cidadania
A secretaria municipal de Cidadania de Erechim, mantém uma diversidade de programas que buscam dar suporte adequado ao cidadão em diferentes demandas onde se faz necessário o auxílio do município. A oferta de benefícios eventuais, feita em conformidade com a Lei Orgânica do SUAS – Lei Federal nº 8.742/93, é parte dos serviços prestados. Cestas básicas e auxílio-funeral, estão entre as provisões suplementares e provisórias prestadas a famílias em situação de vulnerabilidade social
Todo indivíduo que necessitar desses benefícios, deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para receber o atendimento da equipe técnica que fará a avaliação da situação em que se encontra. Através do estudo socioeconômico do cidadão e da família, é definido o Benefício Eventual que será concedido.
Além desta providência emergencial a equipe está apta a identificar outras possíveis necessidades dentro do perfil de cada um. E nesta importante rede de assistência social estão inclusos programas das secretarias da Saúde e Educação, além dos ofertados pela Secretaria da Cidadania.
Paralelamente a este trabalho, o município de Erechim ainda dispõe de convênio para manter o funcionamento do Programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo SESC, onde são arrecadados e distribuídos alimentos para as entidades assistenciais municipais que integram a rede socioassistencial e também atendem a comunidade.
Centros de Referência em Assistência Social de Erechim:
– CRAS I – Bairro Progresso – Rua Santa Bárbara, s/n (junto à Praça do CEU);
– CRAS II – Bairro Linho – Rua Zero Hora, nº 169;
– CRAS III – Bairro Presidente Vargas – Rua Antônio Zucchi, nº 28.
Funcionamento da Secretaria de Cidadania:
Segunda a sexta-feira – 7h30 às 11h30, 13h. às 17h.