Chuva vai superar 100 mm em parte do Estado até quinta-feira

A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de chuva muito volumosa em parte do Rio Grande do Sul até a quinta-feira. O alerta é um reforço aos avisos que a MetSul tem feito desde o final da semana passada sobre precipitações freqüentes e com altos volumes em algumas regiões gaúchas no decorrer desta semana. A instabilidade, enfatizamos, não irá trazer chuva volumosa em todo o Estado, mas em algumas regiões os acumulados vão ser excessivos e devem ficar próximos da média histórica de precipitação de agosto todo em apenas 72 horas.

Bloqueada pela massa de ar quente e seco que atua sobre quase todo o território do Brasil e cobre parte da Região Sul, a instabilidade vem atingindo faz alguns dias o Sul e parte do Oeste gaúcho com chuva e períodos com trovoadas e até granizo. Isso determina que haja uma enorme diferença de temperatura entre o Sul e o Norte do Estado por vários dias seguidos com gradiente térmico de até 20ºC entre os extremos do Rio Grande do Sul.

O cenário deve começar a mudar nesta terça-feira à medida que a chuva deve avançar em direção ao Norte, mas ainda atuando mais na Metade Sul e em parte do Oeste. Cidades do Noroeste e do Norte do Estado podem ter pela primeira vez chuva após vários dias com ar seco, quente e fumaça, mas as precipitações serão irregulares e mal distribuídas.

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas o sol até vai aparecer durante o dia em vários pontos, especialmente da Metade Norte que segue com fumaça. O Oeste e o Sul têm maior instabilidade com chance de chuva a qualquer hora do dia. A chuva avança mais para o Norte nesta terça, mas na Metade Norte as precipitações devem ser isoladas e passageiras, exceção de pontos do Noroeste. Há risco de chuva localmente forte. Mais ao Norte e o Nordeste gaúcho sequer chove em diversos municípios. Porto Alegre e região metropolitana têm chance de períodos de chuva nesta terça em dia que vai ser de muitas nuvens e ameno.

A instabilidade mais intensa no estado gaúcho, entretanto, deverá ocorrer entre quarta e as primeiras horas da quinta-feira. Será quando os maiores volumes de chuva devem ser registrados em várias regiões. É o período que, por exemplo, Porto Alegre e a área metropolitana devem ter os seus maiores volumes, especialmente da tarde para a noite de quarta-feira até o começo da quinta, quando podem ocorrer pancadas fortes a ocasionalmente torrenciais em alguns momentos, cedendo e cessando a instabilidade depois.

 

 

Fonte: MetSul

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS