As chuvas que retornaram ao Estado durante o final de semana voltaram a causar estragos em cidades da Serra Gaúcha. Em Bento Gonçalves, teve registros de deslizamentos, alagamentos, bloqueio de vias, necessidade de colocação de lona em residências e atendimento às famílias. Conforme o monitoramento, foram registrados 111 mm de chuva. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito integram uma grande operação de força-tarefa para mitigar os reflexos provocados pelo grande volume de água.
A Secretaria de Saúde informa que a Estratégia de Saúde da Família do bairro Zatt estará fechada para atendimento nesta segunda-feira. Após a forte chuva a estrutura foi danificada. Consultas já agendadas serão remarcadas. Em caso de urgência, os pacientes devem procurar o Pronto Atendimento Zona Norte. As aulas foram suspensas no período da manhã na Escola General Rondon, na localidade do Barracão.
Em Faria Lemos, o trânsito está bloqueado na ERS-431, como forma preventiva. Cerca de 17 pessoas foram encaminhadas ao Salão Nossa Senhora do Rosário por residirem em áreas de risco. Na Linha Alcântara é monitorada a cheia do rio. As famílias foram orientadas e algumas estão acolhidas no ginásio municipal ou casa de familiares. Equipes auxiliam na retirada de móveis. No Vale Aurora, o trânsito foi bloqueado após um novo deslizamento no local e interrupção da passagem. Na Linha DeMari, foi registrado um deslizamento. Três pessoas foram resgatadas pelos Bombeiros por residirem nas proximidades.
Na Rua Aristides Bertuol, o trânsito foi bloqueado após queda de barreira. Equipes trabalharam no local para desobstrução da via. As famílias foram orientadas a ir para casa de familiares ou para o Ginásio Municipal até que os trabalhos sejam realizados. No Vale dos Vinhedos, foram registrados pontos de alagamentos no 15 da Graciema, Busa e na Maria Ozelame Longhi. Equipes trabalharam também nos bairros Municipal, Ouro Verde, Verona, Aparecida, Cembranel e outras localidades.
Fonte: Correio do Povo/Fernanda Bassôa