CFT recebe visita de prefeito e vereador do Rio Grande do Sul

Efeitos da resolução que define as atribuições dos técnicos industriais na modalidade de Agroindústria pautaram encontro dos representantes do município de Centenário (RS) com a diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT)

Os efeitos da resolução que define as atribuições dos técnicos industriais na modalidade de Agroindústria pautaram audiência entre o presidente do Conselho Federal dos Técnicos (CFT) e o prefeito do município de Centenário (RS). No encontro, realizado nesta quarta-feira (7/1) em Brasília (DF), o presidente da autarquia federal, Solomar Rockembach, entregou à comitiva cópia da normativa nº 246/2023 que define as atribuições, campos de atuação e prerrogativas dos profissionais que podem elaborar estudos, executar projetos e prestar serviços ligados à produção, transformação e beneficiamento de produtos agropecuários, inclusive assumindo a responsabilidade técnica de empresas.

Ao destacar as potencialidades econômicas do seu município, o prefeito Genoir Marcos Florek, acompanhado do vereador Cláudio Kanigoski (PP), anunciou a instalação de uma unidade industrial voltada à produção de suco de laranja para exportação. De acordo com o prefeito, o investimento privado que recebeu apoio da administração municipal deverá absorver toda a produção da citricultura regional e incrementar a vocação econômica do pequeno município situado na região Norte do Rio Grande do Sul.

Genoir Marcos Florek destacou que o grande desafio é encontrar profissionais habilitados para o desempenho das funções industriais em conformidade com a legislação brasileira e os padrões impostos pelos países importadores.

Palavra do presidente

Em sua manifestação, o presidente do CFT ressaltou que os técnicos industriais registrados no Sistema CFT/CRTs são profissionais que colocam conhecimento científico e experiência à serviço do desenvolvimento local e regional. Solomar Rockembach, ao lado dos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), destacou que, além de normatizar o exercício legal da profissão, a resolução do CFT “oferece proteção à sociedade e segurança jurídica aos profissionais que, na produção de alimentos, atuam com princípios éticos e de eficiência voltados à preservação do meio ambiente e proteção da saúde humana”.

Encaminhamentos

Após coletar informações, o prefeito e o vereador afirmaram que retornarão ao seu município de origem com “conhecimentos renovados e dispostos a promover ações para fomentar o ensino técnico e inserir os técnicos industriais em todos os projetos e ações desenvolvidos pela municipalidade”.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS