Casos de covid-19 em lar de idosos e testados na rede particular ainda não entraram na contabilidade de Passo Fundo

Passo Fundo ultrapassou a marca de 100 casos positivos de coronavírus no último fim de semana. A cidade chegou ainda ao número de 10 vítimas fatais da covid-19, além de mais um surto da doença sendo registrado em um lar de idosos.

Ontem (27), a Uirapuru recebeu a informação de que os 18 casos registrados no lar de idosos não haviam sido computados no relatório do município. Além destes, os casos que são diagnosticados em laboratórios particulares também demoram a ser contabilizados pela prefeitura. Com isso, nos próximos dias os números de casos positivos deve aumentar em Passo Fundo.

Em entrevista na Uirapuru, a secretaria municipal da Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, explicou que no setor público é feito o teste através de amostras enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) e assim que o laudo retorna confirmando o caso ele é incluído nos números do município.

Além disso, a prefeitura está realizando os testes rápidos que também são contabilizados na hora, caso testarem positivo. No setor particular, em laboratórios privados, os testes aplicados são os PCR’s. Caso o exame acuse positivo para covid-19, esse laudo precisa ser enviado para o Lacen, onde uma contraprova é realizada e somente após esse processo o caso é incluído na contagem oficial.

Todo esse trâmite é demorado, portanto alguns casos que já foram confirmados de forma extraoficial, como os do lar de idosos, ainda não entraram na contabilidade.

Carla explicou que são três laboratórios particulares que realizam os testes na cidade e a procura pelos exames aumentaram nos últimos dias.

COVID-19 EM PASSO FUNDO

107 – Infectados
11- Mortes
20 – Recuperados
Fonte: Rádio Uirapuru 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS