Captação de órgãos é realizada no Hospital de Caridade de Erechim

O Hospital de Caridade de Erechim realizou na manhã desta quarta-feira, 12, procedimento para captação de órgãos de uma mulher de 39 anos que teve morte encefálica constatada pouco antes do meio-dia de ontem, 11.

Graças ao gesto de amor dos familiares da doadora – que fizeram valer a vontade da mesma, manifestada em vida – foram retirados o fígado e os dois rins, que, agora, poderão salvar outras pessoas.

A captação dos órgãos foi feita por uma equipe da Central de Transplantes do Estado, liderada pelo médico Juliano Martini, com apoio técnico de diversos profissionais do HC, entre médicos, psicólogas, enfermeiras e técnicos de enfermagem.

Desde 2002, o HC conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT. Neste período, já foram realizadas 10 captações.

 

Um gesto de amor

Os procedimentos para viabilizar a captação dos órgãos a serem transplantados iniciaram a partir da manifestação da própria família da doadora. Depois que a doação foi autorizada, mobilizou-se a equipe da Central de Transplantes do Estado, que chegou a Erechim por volta das 6h15min de hoje, 12, e decolou do Aeroporto Comandante Kraemer aproximadamente duas horas depois.

 

Agradecimento

O Hospital de Caridade de Erechim agradece o ato solidário da família da doadora, permitindo nova vida para, pelo menos, três pessoas. Conforme a psicóloga do HC, Carina Balvedi Leandro, membro da CIHDOTT, o gesto dos familiares foi de ‘extrema generosidade’. Ela enfatiza, também, a necessidade de que as pessoas discutam em casa a respeito do tema, uma vez que só a família pode autorizar a doação.

Já a coordenadora do CIHDOTT, enfermeira Miriam Sbardelotto, destaca o trabalho da equipe multidisciplinar do HC, que atuou com muita dedicação e profissionalismo, merecendo o reconhecimento da própria Central de Transplantes do Estado.

 

A CIHDOTT

Integrada por uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogas e enfermeiras, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HC tem como papel fundamental atuar na conscientização das pessoas quanto à importância da doação de órgãos e tecidos, e, por este motivo, realiza regularmente palestras em escolas, instituições de saúde e empresas. Uma programação especial está sendo preparada para 27 de setembro, dia nacional de doação de órgãos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS