Candidatos chegam cedo para o 2º domingo de prova do Enem em Erechim

O final da manhã e início da tarde deste domingo (12), foi movimentado em Erechim e, não podia ser diferente. Milhares de jovens e adultos realizam o segundo domingo de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Depois da preparação para as provas, ansiedade e nervosismo, candidatos não deram espaço para o atraso. Muitos preferiram antecipar a chegada ao local de prova.

Taís saiu de casa as 11h, “para não correr nenhum risco e nem ficar presa no trânsito. É melhor esperar tranquila no local do que sair apressada e chegar nervosa. Meu futuro depende do Enem”, disse a jovem, que se deslocou de carro até a URI, para realizar o exame.

Ônibus de municípios vizinhos também chegaram cedo, afinal todos os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começaram 30 minutos após o fechamento dos portões, conforme já alertava o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Neste domingo, os candidatos terão de responder 45 questões de química, física e biologia, e outras 45 de matemática.

O Enem é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior, passando até mesmo a ser aceito pela Universidade de São Paulo (USP) e em 27 instituições de Portugal. Para o Ministério da Educação (MEC), é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o gao kao, prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Por Carla Emanuele

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS