Candidatas à Rainha da Frinape 2024 participam do encontro de formação e integração

Elas tiveram palestras sobre conhecimentos gerais e história regional e sobre etiqueta, postura, desfile de passarela e o papel da soberana

As candidatas à Rainha da Frinape 2024 participaram, no último sábado, 22 de junho, do segundo encontro de formação e integração, um evento marcado por aprendizado e preparação intensiva. O encontro ocorreu no Pólo de Cultura e foi organizado pela Comissão do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2024, coordenado por Denise Sponchiado e Deunice Pezzin Fiebig, em conjunto com a Coordenadora da Comissão Social, Káren Brustolin.

A atividade foi conduzida pela mestre de cerimônias, professora Sônia Zakrzevski, e contou com a participação de demais membros da Comissão Social. O objetivo principal deste encontro foi preparar as candidaturas para a prova escrita, que será realizada no dia 13 de julho, integrando assim a programação do Concurso de Escolha da Soberana da Frinape 2024. A primeira avaliação das candidaturas ocorrerá no dia 29 de junho, das 8h às 12h, no Pólo de Cultura, com uma entrevista cultural e teste de vídeo que será avaliada pelo corpo de jurados.

PALESTRA SOBRE HISTÓRIA REGIONAL

Durante a manhã, as candidatas tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo coordenador do Arquivo Histórico Municipal, Juarez Miguel Illa Font, Mestre em Ciências Humanas, Henrique Trizoto, que também é doutorando em História pela UPF.  A palestra abordou conhecimentos gerais e história regional, proporcionando um mergulho profundo na história de Erechim e do Alto Uruguai. Trizoto destacou os processos históricos que moldaram a região, desde a chegada dos povos europeus até a colonização e o desenvolvimento econômico impulsionado pelos ciclos da madeira e da erva-mate, até a industrialização e o momento atual.

Henrique Trizoto com parte da Comissão Social

BATE-PAPO SOBRE ETIQUETA E POSTURA

A professora Dra. Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, doutora em Letras – Linguística Aplicada pela PUCRS, fez um bate-papo sobre etiqueta, postura, desfile de passarela e o papel da soberana na feira. Durante a palestra, a professora Lúcia levantou questões sobre a identidade e imagem pessoal das candidaturas, enfatizando a importância de comportamentos sociais e posturas profissionais específicas. Ela destacou a necessidade de recuperar rituais de dignidade social, ressaltando a ética e a empatia como valores fundamentais.

Palestra na manhã de sábado para as candidatas à Rainha da Frinape 2024

PRESENTES

A programação do encontro incluiu também a entrega dos vestidos que as candidatas usarão no desfile de passarela, marcado para o dia 24 de agosto, no Salão de Eventos da URI Erechim. Elas também receberam dois livros publicados pela ACCIE: Erechim: Retratos do Passado, Memórias no Presente, e ACCIE: 100 anos de História.  O evento foi mais um passo importante na jornada das candidaturas, proporcionando não apenas conhecimento, mas também uma integração fundamental para a escolha da nova Soberana da Frinape.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS