Campinas do Sul promove integração de comunidades através de jogos rurais

 

 

Os jogos rurais de Campinas do Sul reuniram participantes de dez comunidades, no sábado (13), na comunidade de Linha Martinazzo/Três Cerros. O evento foi prestigiado pelo prefeito Neri Montepo, pela primeira-dama e extensionista Rosangela Montepo, pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, integrada pelos extensionistas  Anderson Ogliari, Anderson Ribeiro e Carlos Carraro.

O evento proporcionou ao público momentos de lazer, recreação, integração e confraternização entre as famílias rurais, através da valorização do esporte e da cultura local, buscando uma melhor qualidade de vida desde a criança até o idoso, resgatando a autoestima, a cidadania no meio rural e a inclusão social.

As mais de 30 modalidades esportivas, disputadas durante todo o dia, envolveram desde o atletismo por faixa etária, o chinquilho, pênalti, bola no pneu, chute a gol, embaixadinhas e sinuca, como modalidades de resgates culturais, como o pregar madeira, a serra na madeira, chave no cadeado, e as provas de integração e diversão, como o carrinho de mão de casais, a corrida do saco, o cabo de guerra, entre outras. A comunidade Linha São Paulo somou a maior pontuação e levou o troféu de Campeã. Em 2º lugar ficou a comunidade de Engenho Grande e o 3º lugar foi conquistado pela comunidade de Linha Bela Esperança.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Conselho Municipal de Desporto (CMD), em parceria com as comunidades envolvidas que também integraram a comissão organizadora.

A comissão organizadora avaliou como positivo o evento que incentivou as ações de lazer e esportivas do meio rural, buscou a integração entre as comunidades rurais, envolveu as comunidades numa postura participativa e integrada, resgatou as relações de convívio entre as pessoas de diferentes faixas etárias, incentivou a solidariedade, o lazer, o esporte, em oposição á competitividade e ao individualismo e resgatou os hábitos e as tradições culturais dos diversos segmentos sociais das comunidades. Para a comissão organizadora, o sucesso do evento é fruto do grande envolvimento das comunidades, entidades e principalmente do grande número de munícipes que contribuíram como voluntários para coordenar as atividades esportivas, como juízes e organizadores.

Na finalização do evento, ocorreu a entrega de troféus às equipes vencedoras e de participação e das medalhas aos participantes da edição dos jogos rurais 2018.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS