Campanha de Documentos da Propriedade Rural avança na região do Alto Uruguai

Integrando a campanha “Documentos da Propriedade Rural – documentos organizados, rotina produtiva!”, promovida pela Emater/RS-Ascar em parceria com Sicredi UniEstados, Secredi Sul Minas RS/MG e Sicredi Altos da Serra, mais uma ação foi realizada na quinta-feira (29/07), em Três Arroios. A extensionista rural social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios, Sandra Leichtweis, juntamente com a extensionista rural social Nádia da Rosa e a gerente da agência do Sicredi de Três Arroios, Vanessa Lira Jevinski, estiveram na propriedade da família Steffens, localizada na comunidade São Domingos, para entrega de uma pasta. O material foi repassado ao casal Artur José Steffens e Izane. Na propriedade também moram o filho do casal, Diego, de 29 anos e a esposa Cleonice Krumenure, de 25 anos, que também recebeu uma pasta. O outro filho do casal, Alvenair Vinhaga reside em Mariano Moro.

Na propriedade de 30 hectares as duas famílias trabalham com diversas atividades, como lavouras de grãos, fruticultura, principalmente o cultivo de laranjas e criação de animais. Outra fonte de renda é um pesque e pague, com seis açudes onde são criadas tilápias e no momento, devido à pandemia está sem visitação, dotado de infraestrutura completa. A família, que é exemplo de diversificação e sucessão familiar, lembrou que mora há 30 anos na localidade e dos avanços que conquistaram nestas três décadas. “Não tínhamos nem geladeira”, contou Artur.

“Pensamos neste projeto em parceria com a Sicredi para facilitar e contribuir com o produtor. Muitas vezes ele acaba perdendo tempo ou tendo que buscar segunda via da documentação para ter acesso a benefícios e politicas públicas por não ter em mãos toda a documentação”, observou a extensionista Sandra. Ela também ressaltou que o cuidado com os documentos da propriedade é da família. “Estamos chegando a 200 pastas entregues. Neste ato estamos marcando a entrega destes materiais às famílias”, garantiu.

Para a gerente da agência da Sicredi em Três Arroios é muito importante para auxiliar no processo de gestão da propriedade. “Não é apenas uma pastinha,

mas a campanha também está no trabalho do conceito da gestão. E nós estamos colaborando com esse processo”, disse Vanessa.

Nadia da Rosa agradeceu a extensionsita Sandra ao lembrar que a campanha surgiu de uma ideia apresentada por ela. Também destacou a importância da centralização dos documentos relacionados à propriedade rural, num mesmo local e cumprimentou à família pela organização da propriedade. “Esta pasta faz parte de uma campanha com orientações e explicações dos diversos documentos que a propriedade precisa ter”, ressaltou.

O objetivo desta parceria é auxiliar as famílias rurais no cuidado com os documentos relacionados à propriedade rural, no sentido de proporcionar a organização e centralização da documentação. O projeto tem como público a ser atendido 14.428 famílias rurais dos 32 municípios da região de abrangência do Escritório Regional de Erechim. No momento, está sendo feita a entrega da primeira remessa de 8 mil pastas. A campanha prossegue em todos os municípios.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS