Caminhada do abraço comemora cinco anos dos Amigos da Alegria em Erechim

Toda festa de aniversário é comemorada com bolo e parabéns;a dos Amigos da Alegria é com um grande abraço coletivo na comunidade de Erechim que tem recebido o grupo com carinho durante ações mensais junto aos pacientes com câncer e familiares. Neste sábado (10), a partir das 10h da manhã, os voluntários vão invadir as ruas do centro da cidade para, então, agradecer e distribuir o que têm de melhor através da I Caminhada do Abraço. A turma estará bem identificada vestida de palhaço e carregando faixas e balões. O trajeto parte da Av. 7 de Setembro, próximo ao Colégio Haidee Tedesco Reali, e segue até a Av. Maurício Cardoso.

O aniversário de 5 anos marca os primeiros passos dos Amigos da Alegria dados com a primeira ação realizada em 17 de janeiro de 2013 com a visita ao Centro Oncológico Santa Mônica e ao Centro de Apoio Oncológico Luciano (CAOL). Mas Ana Elise Santin Biason, eleita recentemente como vice-presidente, lembra que uma primeira intervenção foi feita através “de uma serenata motivacional no Consultório do Dr. Juliano Sartori”. De fato, o projeto estava sendo apresentado ao oncologista clínico, uma ideia encabeçada por uma das fundadoras dos Amigos da Alegria, Dulce Reato (in memoriam).

“Sempre ágil, otimista, determinada, auspiciosa, guerreira e inteligente”, descreve Ana, a Dulce a motivou a participar do grupoem 2012. “Conversávamos que eu iria me aposentar do Magistério, e ela deu uma risada, dizendo: ‘só da escola, pois já tenho uma grande tarefa para você’.  Foi quando a Dulce me contou de implantar o projeto dos Doutores da Alegria de São Paulo aqui em Erechim e, de imediato, repassou várias bibliografias para ler e para me inteirar sobre a nova missão”, conta Ana. Com o ingresso de novos voluntários para somar em força, habilidade e criatividade foram sendo realizadas reuniões para definir a caracterização e o nome do grupo que, no início, era “Anjos da Alegria”.

Além das ações mensais, os voluntários têm participado de cursos de aperfeiçoamento para trabalhar nos hospitais, o grupo firmou parceria com o Super Patas, promoveu o Marmitex beneficente para angariar fundos e elaborou o Estatuto da associação, que está em processo de finalização para ser aprovado. “Estamos celebrando 5 anos de existência, período em que recebemos e distribuímos muitos abraços, sorrisos, cantamos e confraternizamos, acolhemos e fomos acolhidos. Não somente nos locais em que atuamos, mas entre os integrantes da nossa grande família que ensina, a cada ação, sobre amor, generosidade, tolerância, aceitação e humildade”, resumiu Rosangela Cornelio. “Os Amigos da Alegria trazem um encantamento muito grande, trazem a esperança, o canto, esse nariz de palhaço, uma vontade de viver mais e mais feliz. Sejam muito felizes e tragam felicidade pra nós!”, motivou ainda o obstetra Antônio Gabriel Teixeira que sempre acompanha o trabalho do grupo no Hospital Santa Terezinha.

Eleita nova diretoria para biênio 2018/2019

As atividades do grupo seguiram intensas durante a última semana. Na quarta-feira (7), os Amigos da Alegria fizeram sua tradicional visita mensal a hospitais, clínicas e entidades de Erechim. No início da semana também foram entregues as doações arrecadadas pelos voluntários em prol da Associação Beneficente Lar da Criança, entre roupas, material de higiene e limpeza.

Já no último sábado (3), em assembleia, foi realizada a eleição da nova diretoria para o biênio 2018/2019: Rovilio Collet foi reeleito presidente e Ana Elise Santin Biason, vice-presidente, representantes imbuídos em conduzir o grupo para continuar levando a cultura do sorriso, da espiritualidade e da arte do palhaço aos doentes, bem como aos seus cuidadores e familiares. “A nossa grande missão é tentar fazer do sofrimento e da dor do nosso semelhante uma alegria.Nós somos os mensageiros da alegria, simples instrumentos de doação. Então, nesses 5 anos de atividades, procuramos fazer com que aqueles que chegam até nós sintam e percebam algo diferente que é humano e divino”, declarou o presidente Rovilio Collet.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS