BRDE reúne municípios do Corede Norte para debater demandas da região

Nesta quarta-feira (27), no município de Erechim, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, irá realizar uma reunião com os 32 representantes de municípios que compõem o Corede Norte. O local da reunião será no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, (Av. Sete de Setembro, 1621 – Fátima), com início às 9h.

O BRDE vai disponibilizar linhas de crédito a projetos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Rio Grande do Sul. A medida é uma parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para estimular o desenvolvimento dos municípios integrantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Conforme o vice-presidente, diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, a reunião com o Corede Norte faz parte de uma série de encontros da equipe do Banco com representantes de cada um dos 28 Conselhos Regionais, para analisar mais profundamente os projetos oriundos das plenárias com as comunidades e definir ações financiáveis e a metodologia de execução. A expectativa é apresentar os selecionados até maio de 2019.

R$ 1 bilhão

Os Coredes são um mecanismo estadual de promoção de políticas públicas que geram crescimento econômico e social às regiões gaúchas. Para o RS, o BRDE disponibiliza anualmente cerca de R$ 1 bilhão em financiamentos. “Parte desse montante será direcionado aos projetos de desenvolvimento regional. Após analisar as propostas, teremos o valor preciso”, informou Noronha.

Segundo o diretor, trata-se de uma oportunidade valiosa para “in loco” discutir as demandas da região e poder – junto com a equipe de técnicos do Banco – encaminhar os projetos. “Ao conhecer a realidade local através do contato direto com as lideranças regionais, nos permite uma visão mais ampla e real dos 1.946 projetos oriundos dos 28 Coredes, de forma que se possa acelerar a dinâmica de aprovação dos mesmos”, ressaltou o vice-presidente.

Meta

Duas equipes do BRDE, separadas, uma em cada sala, estarão na URI . Uma para analisar e entender melhor os projetos dos Tipos 2,3,4,e especialmente os do Tipo 6, para ver se ainda estes podem ser enquadrados na primeira categoria, nos de Tipo 1, que outra equipe estará dando assistência técnica, numa Sala de Negócios, para o imediato desenvolvimento dessas demandas”.

O diretor explicou também as formas de captar recursos e sua origem, tanto nacional quanto internacional. “São varias classificações pelo tipo de utilização/destinação; pelo tipo de acesso, de captação, ou de condicionantes; pelo tipo de tomador e pelo custo entre outros”.

Tipos de projetos

1. projetos financiáveis com recursos administrados pelo BRDE;

2. projetos financiáveis por outras fontes;

3. projetos não financiáveis, mas que exigem recursos de Cooperação Técnica (não reembolsáveis);

4. projetos que exigem fortalecimento institucional das diversas instituições regionais participantes da elaboração do Plano;

5. projetos que dependem de recursos de instâncias governamentais extra-região e

6. projetos que não estão com a clareza necessária para definir a estrutura de financiamento dos mesmos. Estes receberão uma atenção especial para ver se há possibilidade de enquadramento em um dos 5 anteriores.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS