Bombeiros lançam Campanha Inverno Seguro de prevenção a incêndios
Com a chegada do inverno e o aumento do uso de equipamentos de aquecimento, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) lançou a campanha Inverno Seguro, voltada à prevenção de incêndios residenciais. Dados da corporação mostram um aumento de 8,5% nas ocorrências relacionadas a fontes térmicas entre 2024 e 2025, passando de 1.196 para 1.298 registros.
Os casos estão ligados principalmente ao uso de fogões a lenha, lareiras, aquecedores e cobertores térmicos. Diante desse cenário, os bombeiros orientam a população a manter materiais inflamáveis longe de fontes de calor, verificar regularmente instalações elétricas e equipamentos de aquecimento, evitar adaptações improvisadas e desligar aparelhos quando não estiverem em uso.
A corporação também alerta para sinais de risco, como cheiro de queimado, fumaça e superaquecimento, reforçando que medidas preventivas simples são essenciais para evitar acidentes e proteger vidas durante os meses mais frios. Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo telefone 193.

