Atleta erechinense conquista vaga inédita na Seleção Brasileira de Taekwondo
A atleta erechinense Lívia Eduarda Portigliotti garantiu um feito histórico ao conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Taekwondo. No último final de semana, ela disputou o Gran Slam Nacional, evento que definiu os atletas que representarão o Brasil em 2025. Competindo na categoria até 63 kg, Lívia sagrou-se vice-campeã e assegurou sua classificação para a seleção nacional.

A conquista é fruto de anos de dedicação e esforço. Lívia, que treina há nove anos sob a orientação da Federação Gaúcha de Taekwondo, destacou a importância desse momento em sua carreira: “Tenho diversos títulos estaduais, regionais e nacionais, mas faltava essa vaga na Seleção Brasileira. Sempre me cobrei muito e busquei aprimoramento além dos treinos com o Mestre Jonatan. Treinei em São Paulo e fiz minha preparação final na equipe ACTKD, de Caxias do Sul. Sou muito grata a todos, especialmente aos meus pais, que me apoiam e incentivam a seguir na modalidade”, comentou a atleta.

Seu técnico e mestre, Jonatan, ressaltou a importância da conquista para o taekwondo erechinense: “É a primeira vez na história que uma atleta da cidade chega à Seleção Brasileira. Há anos praticamos a modalidade em Erechim, mas nunca antes foi feito um trabalho com foco na profissionalização do esporte”. Ele ainda lembrou que a Associação Erechinense de Artes Marciais é filiada à Federação Gaúcha de Taekwondo, à Confederação Brasileira de Taekwondo e ao Comitê Olímpico Brasileiro.
Agora, o foco de Lívia está nas próximas competições do ano, com o objetivo de se preparar para um circuito internacional. A conquista da atleta não apenas consolida sua trajetória no esporte, mas também coloca Erechim no mapa do taekwondo nacional.
Por: Edson Machado da Silva