Atividades marcam a Semana Olímpica da URI Erechim

Com o objetivo de promover o Olimpismo, a Educação Olímpica e os Valores Olímpicos

Com o objetivo de promover o Olimpismo, a Educação Olímpica e os Valores Olímpicos (Respeito, Amizade e Excelência), o Grupo de Estudos em Educação Olímpica (GEPEF/EO), professores de Educação Física da Escola de Educação Básica e do Curso de Educação Física da URI Erechim desenvolveram nos últimos dias a Semana Olímpica, mobilizando a comunidade escolar e acadêmica. O evento fez parte do Programa de Educação Olímpica que é institucionalizado desde 2011.

Para os professores do Grupo de Estudos e da Escola de Educação Básica, Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir “Chita” Serafini, Indiana Bagnara, Keila Pires, Jorge Alba e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Junior, a atmosfera da Semana Olímpica criou valores para a vida toda e promoveu benefícios para quem está envolvido com a atividade física, assim como educação e inclusão social.

Escola de Educação Básica 

Durante a Semana Olímpica da Escola de Educação Básica da URI Erechim, realizada de 21 a 25 deste mês, várias ações foram desenvolvidas com as séries iniciais, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Foram propostas atividades recreativas, circuitos de habilidades motoras, carrinho de lomba, ginástica artística, basquete em cadeiras de rodas e a criação de frases olímpicas, por parte dos estudantes, que buscaram colocar em prática a essência dos valores olímpicos do respeito, da amizade e da excelência.

Também foram realizados diversos momentos de conversa sobre o olimpismo, onde os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, entoar o Hino Nacional, realizar o Juramento Olímpico e vivenciar um pouco desse amor e respeito pela Nação.

Os estudantes também visitaram a Exposição sobre os Jogos Olímpicos, promovida pelo Curso de Educação Física e organizada pela Professora Auria de Oliveira Carneiro Coldebella.

Universidade Sem Limites e Corpo de Bombeiros

Os acadêmicos e bolsistas Larissa Tressi (Extensão) e Rodrigo Krempaski Ribeiro (Iniciação Científica), coordenados pelo professor José Luis “Nino” Dalla Costa, encaminharam um desafio olímpico para os projetos do programa de educação olímpica da Universidade. Nesse sentido, foram desafiadas as integrantes da Universidade Sem Limites e os soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim para realizarem a atividade proposta.

O desafio era gravar um vídeo realizando sua atividade física favorita, de forma isolada ou em conjunto com suas famílias. Isso depois de ouvirem uma explicação sobre o dia olímpico e a importância de praticar atividade física diariamente. Esse desafio foi concluído com êxito e os participantes realizaram com excelência o desafio proposto.

Lives temáticas

A programação também contou com a transmissão de lives pelo facebook da URI Erechim, que contou com a participação da estudante Amanda Miotto questionando os convidados e dos estudantes Lucas Gugel Fonseca, João Binotto, Augusto Zakrzevski e João Victor Azambuja através de apresentações musicais.

Os temas das lives foram: “A Escola de Educação Básica da URI Erechim e o Programa de Educação Olímpica”, com o diretor Alan José Bresolin e o professor Edenir Serafini; “O esporte para pessoa com deficiência”, com a jogadora da seleção surdolímpica, Stefany Krebs, e o professor de basquete em cadeiras de rodas, Bruno Felipe Assoni Faleiro; “Os Jogos Olímpicos e a Educação Olímpica”, com o Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt, e o professor Edenir Serafini; “Judô brasileiro nos Jogos Olímpicos”, com o Ex-Atleta profissional de Judô e bicampeão mundial, João Derly, e o professor e atleta da seleção brasileira de Judô para todos, Pedro Henrique Baidek; “Relatos de experiências dos acadêmicos e estudantes da Escola Básica envolvidos em ações do GEPEF/EO”, com os acadêmicos Rodrigo Krempaski e Larissa Tressi e as estudantes Amanda Miotto e Talita Tressi.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS