Assami está com vagas abertas em diversos níveis em suas escolas de Educação Infantil

A Associação de Amparo à Maternidade e Infância, mantenedora da Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina e da Creche Mãezinha do Céu, dispõe de vagas para crianças em diversos níveis: do Berçário ao Pré. Interessados podem entrar em contato com as escolas para verificar disponibilidade das vagas.

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade no Noroeste da Itália, o foco da proposta pedagógica das escolas de educação infantil da Assami é tornar visível os potenciais e o protagonismo de cada estudante, além da importância da parceria com as famílias, o valor à cultura e o respeito ao direito das crianças para a formação de uma pessoa criativa, crítica, com bons princípios de cidadania e principalmente mais feliz, uma vez que são tratadas como sujeitos de direitos. A ideia, de uma forma resumida, é que a criança deve ser a protagonista na construção do seu conhecimento.

Segundo o diretor das unidades de educação infantil da Assami, Nicolas Opitz, essa abordagem pedagógica propõe que o professor aprenda enquanto ensina, compreendendo a lógica de aprendizagem da criança por meio da escuta – que é o ponto central do trabalho pedagógico. “O professor é coparticipante do processo de descoberta. O que se busca é que a criança não fique passiva, mas se torne protagonista do seu conhecimento”, comenta Nicolas.

CONSTRUÇÃO DE SABERES

Conforme explica o diretor, o trabalho é realizado de forma democrática envolvendo crianças e adultos. Os educadores atuam empoderando ideias de experimentação, análise, reflexão e expandindo o conhecimento de cada criança. Juntos, adultos e crianças vão construir as visões de mundo, a realidade e os seus saberes.

Essa abordagem permite compreender que as crianças em seu processo de aprendizagem fazem experimentos, levantam hipóteses, discutem e conversam sobre assuntos, trazendo seus conhecimentos de mundo para a sala de aula, a fim de que estes saberes sejam lapidados e que possam desenvolver sua autonomia com segurança. Há um envolvimento que possibilita tanto para as crianças quanto aos professores, um progresso constante de acordo com as ideias debatidas e exploradas.

“A criança é entendida como um ser potente e capaz, sua curiosidade inata é o combustível que guia seu aprendizado, pois é através dela que a criança experimenta, absorve e constrói seu aprendizado sobre o mundo. E seu desenvolvimento deve ocorrer em todas as suas linguagens: expressivas, comunicativas, cognitivas, éticas, lógicas, imaginativas e racionais”, destaca o diretor Nicolas Opitz.

A ASSAMI

A Assami é uma entidade que estará completando, em outubro do ano que vem, 80 anos de uma história fortemente ligada à maternidade, crianças e família. Há mais de 40 anos é referência em educação infantil. Foi a primeira creche a ser instalada no município, em 12 de outubro de 1980. Uma longa trajetória atuando na formação de crianças, valorizando o relacionamento Família – Escola – Comunidade e o protagonismo infantil, em um ambiente de experiências e aprendizagens significativas, onde a criança é o centro de todo o fazer pedagógico e que tem, como premissa ouvir e ser ouvida, em todos os momentos.

A Assami visa o desenvolvimento integral do ser humano, desde a tenra infância. Acredita que é na Primeira Infância que estão depositadas todas as potencialidades desse ser humano e, por isso, expressa a sua Filosofia pela síntese “De criança a gente entende”.

Informações sobre vagas: Escola de Educação Infantil Tia Gelsumina – 54 3321 2849 e Creche Mãezinha do Céu – 54 3522 1244.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS