Artefatos explosivos são apreendidos em operação na Serra Gaúcha

Os explosivos comprados em excesso eram guardados e utilizados mais tarde em outros projetos de forma irregular

Artefatos explosivos mantidos em locais irregulares na região de Guaporé, na Serra Gaúcha, foram apreendidos pela Polícia Civil, durante a Operação Explosive, deflagrada na manhã desta quinta-feira (08) com apoio do Exército.

Além de averiguar crimes relacionados à posse/porte irregular desse material – que é de uso restrito e controlado pelo Exército –, a investida combateu delitos contra a fauna e de poluição ambiental. Ao todo, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade.

Ao longo de seis meses de investigação, ficou comprovado que uma empresa da região que atua no ramo de terraplanagem adquiria artefatos explosivos em quantidade maior do que a necessária para a obra.

Os explosivos comprados em excesso eram guardados e utilizados mais tarde em outros projetos de forma irregular, o que reduzia custos com frete e escolta, além de que as informações sobre as novas explosões não eram prestadas ao Exército nem à Polícia Civil como prevê a lei. A Polícia averiguou ainda que a quantidade sobressalente de artefatos explosivos era armazenada de forma irregular em diferentes locais ligados à empresa.

Caça irregular

Os investigados também poderão responder pela prática de caça ilegal, uma vez que utilizavam para atividade armamento e munição em desacordo com a determinação legal.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS