Arquivo Histórico promove exposição em comemoração aos 100 anos de Erechim

Em comemoração aos 100 anos de Erechim, o Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font realiza a exposição ‘Erechim rumo ao centenário’, que ficará permanente até o dia do aniversário do município, 30 de abril de 2018. A solenidade de abertura será na próxima quinta-feira (5), às 18h30, em uma ação das secretarias de Educação e Cultura.

A mostra apresentará 100 fotos de Erechim, que retratam importantes fatos para a história do município, desde a colonização até os dias atuais. As fotografias de 20×25, legendadas, foram afixadas em folhas na cor preta e ficarão suspensas. De acordo com a coordenadora do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, Vanilde Eitutis, “a exposição suspensa é uma forma dinâmica de apresentar as fotografias, em que o público poderá caminhar entre as fotos, tendo mais liberdade para explorar o conteúdo historiográfico, além de auxiliar na falta de espaço do local. ”

A exposição é aberta a toda a comunidade, além disso, as escolas, universidades e grupos podem agendar visitação pelo telefone 3522 9284. Todas as visitas serão guiadas, com palestras de aproximadamente 20 minutos, para relatar sobre a formação do município, sobre como a cidade foi planejada e como se deu o processo de colonização.

Todos os dias o espaço recebe visitantes e pesquisadores para conhecer o Arquivo, que possui um acervo de mais de sete mil fotos e 100 mil documentos.

O Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, com expediente interno nas quintas-feiras no turno da tarde.

Nova fachada

Nesta semana o prédio que abriga o Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, a Biblioteca Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico e o Departamento de Cultura passou por uma remodelação em sua fachada. Nas portas e janelas de vidro foi instalado adesivo do tipo perfurite com imagens que rementem à história de Erechim e importantes obras literárias e autores brasileiros. O objetivo é identificar melhor cada local facilitando sua visualização.  

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS