Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font inicia exposições quinzenais

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, vai realizar exposições quinzenais a partir deste mês, para abordar diversas temáticas que ajudam a rememorar, recontar e explicar a história de nossa cidade.

As exposições fazem parte da programação alusiva aos 40 anos de fundação do Arquivo Histórico Municipal e ficarão localizadas no hall de entrada da Prefeitura de Erechim e no saguão da Câmara de Vereadores, entre os dias 15 de março e 15 de novembro de 2021. “O aniversário do Arquivo Histórico é um marco importante para reiterar o papel do espaço de resgatar e preservar a memória e os acervos da cidade, além de sua função enquanto espaço de cultura e formação de sociabilidades”, destaca o coordenador do Arquivo Histórico, Henrique Trizoto.

Entre os dias 15 e 31 de março o Arquivo Histórico apresenta a exposição “Erechim construído pelas Mulheres”, em que retrata a inserção feminina em diversos segmentos da sociedade. A exposição é inspirada no mês da mulher, já que o dia 8 de março é uma data emblemática com relação às lutas pela conquista dos direitos das mulheres ao longo da história. “Começamos relembrando o 8 de março, que vai muito além das flores, bombons e abraços. Representa a visibilidade das pautas e o reconhecimento dos avanços. Mas o caminho por igualdade ainda é longo”, explica o Trizoto.

Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello e a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Oliveira, receberam o primeiro conjunto de exposição que ficarão nos espaços.

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, reitera a importância da programação que será desenvolvida ao longo do ano que tem como finalidade o ato comemorativo da passagem do quadragésimo aniversário do Arquivo. “O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font é um dos mais importante do Estado. Além da pesquisa, é um espaço cultural muito importante na cidade”, destaca.

O prefeito Paulo Polis enalteceu a iniciativa que marca essa data tão importante. “São 40 anos de trabalhos, pesquisas e de um conjunto de acervos que registram a história da nossa cidade. O Arquivo Histórico continua vivo e produtivo”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Prefeitura Municipal de Erechim
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS