Arquitetura e Urbanismo da URI desenvolve projetos de revitalização de praças de Erechim

Durante o 2º semestre de 2022, os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, por meio da disciplina de Projeto Integrador IV, em parceria com as disciplinas de Estudos Ambientais, Conforto Ambiental II e Tecnologia da Construção, desenvolveram um trabalho de extensão voltado à revitalização de áreas verdes situadas em bairros de Erechim.

O processo teve início após reunião com a equipe de Planejamento Ambiental e com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, que apresentou projetos e ações do governo voltadas à revitalização e implantação de novos espaços verdes no município. O Secretário ressaltou que a gestão municipal tem um olhar atento para essas questões, uma vez que a importância das áreas verdes urbanas vai além do aspecto contemplativo, pois estão intimamente relacionadas aos serviços ecossistêmicos essenciais à saúde e à qualidade de vida nas cidades.

Os estudantes foram organizados em grupos e cinco áreas verdes foram selecionadas para o trabalho: Praça Oswaldo Aranha, Praça Anna Cruz Zambonatto, Praça Gerômino Cantelle, Praça Domingos Fioravante Pertile e Área Verde da Rua Sidney Guerra.

A 1ª etapa do trabalho foi voltada ao aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e estudo de documentação referente às áreas verdes selecionadas. A 2ª etapa foi destinada à caracterização das áreas, com ênfase aos aspectos físicos, bióticos e histórico-culturais. Esta etapa possibilitou o estudo do mobiliário, estruturas e similares, levantamento quali-quantitativo da vegetação, de permeabilidade do solo, a inserção da praça na trama urbana e tipologia.

Na 3ª etapa, cada grupo desenvolveu um estudo de percepção sobre cada área, buscando entender os usos atuais e a apropriação do espaço, as experiências e desejos que os moradores do entorno e usuários possuem para cada área.

Na 4ª etapa, tendo como referência o aprofundamento teórico, a caracterização das áreas, os estudos de percepção, as orientações da Diretoria de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim, os estudantes desenvolveram os projetos para requalificação dos espaços verdes. A compreensão da dinâmica e dos aspectos culturais do local contribuiu para o planejamento de projetos que contemplaram aspectos de acessibilidade, iluminação, ergonomia nos espaços e no mobiliário urbano e segurança. Os espaços foram pensados para gerar conexões humanas nos bairros e oferecer atividades culturais, manifestações artísticas, comércio, descanso, lazer e recreação, entre outros.

Os projetos foram apresentados à equipe da Diretoria de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em um seminário socializador. O Coordenador da Diretoria, Jean Carlos Deotti, parabenizou os estudantes e agradeceu ao Curso pelo trabalho realizado. Segundo os professores coordenadores do projeto, Sônia Zakrzevski e Alessandro Valmórbida, a aprendizagem gerada ao longo do semestre foi muito além do desenvolvimento de competências técnicas vinculadas à profissão, mas ajudou os futuros arquitetos e urbanistas a pensar e planejar espaços que influenciam positivamente na qualidade de vida e na relação dos usuários com a cidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS