Aratiba volta a registrar desmatamento ilegal
O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM), voltou a flagrar desmatamento de vegetação nativa em Aratiba. Neste registro, mais de 22,3 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram destruídos. O fato ocorreu no interior do município. O proprietário não possuía a devida licença ambiental.
Através de imagens georreferenciadas via satélite e com o uso de drone, o desmatamento foi constatado na última sexta-feira (02). Nestes mais de dois hectares desmatados, que fazem parte do bioma Mata Atlântica, as espécies nativas atingidas foram de angico, fumeiro-bravo, camboatá, canela, timbó e unha de gato.
Por não possuir a devida autorização de órgão ambiental, o proprietário responderá por crime ambiental, sujeito a pagamento de multa que varia de R$ 1,3 mil a R$ 9 mil por hectare devastado, dependendo ainda se o crime foi registrado no bioma Mata Atlântica ou bioma Pampa.
Em dezembro de 2023, foi registrado em Aratiba o desmatamento irregular de 6,4 hectares, uma área correspondente a seis campos de futebol. De 2020 a 2023, o município registrou mais de 59 hectares de desmatamentos ilegais.