Aratiba comemora 62 anos de emancipação

Aratiba comemora nesta quarta-feira (4), seus 62 anos de emancipação politico administrativa. A elevação à categoria de Município ocorreu em 04 de outubro de 1955 através da Lei nº 2.710. Oficialmente, o Município foi instalado em 01 de janeiro de 1956.

Aratiba em língua tupi significa pequenas araras. A cidade gaúcha é banhada pelo lago da barragem do rio Uruguai divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Possui uma área de 341,98 km². População estimada 6.601 pessoas.

Aratiba é o 117º município criado no Estado do Rio Grande do Sul e iniciou sua colonização em 1917 quando instalaram-se aqui os primeiros povoadores que adquiriram suas colônias da CIA LUCE E ROSA S/A, responsável pela exploração destas terras que foram parte do Município de Erechim.

Os colonizadores que estabeleceram-se no Município, formaram uma população composta basicamente por imigrantes italianos (60%), alemães (25%), poloneses, russos e outros(15%), que trouxeram seus costumes e hábitos particulares das regiões de origem. Instalaram-se aqui dedicando-se à agricultura, pecuária e comércio em geral, características estas que permanecem até os dias atuais.

Os atuais gestores prefeito Guilherme Eugênio Granzotto e vice Izelso Zin parabenizam toda a comunidade Aratibense e agradecem o empenho de todos para tornar Aratiba cada vez mais farta e altaneira.

 

Fonte: radioaratiba.com.br

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS