Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul e vai trazer um grande refresco depois de uma sequência de dias de calor e abafamento que chegou a ter máxima de 40ºC em Uruguaiana no domingo.
É sempre importante recordar que a chegada de ar frio nesta época do ano ao estado não implica necessariamente frio e que na esmagadora maioria das vezes significa tão-somente um refresco das altas temperaturas com máximas mais baixas e abaixo da média.
A chegada do ar mais frio que ingressa pelo Sul traz um dia de marcas agradáveis na maior parte dos municípios nesta terça com temperatura amena principalmente na Campanha e no Sul gaúcho, onde o vento do quadrante Sul sopra moderado com ocasionais rajadas.
Cidades mais ao Sul do estado devem ter máximas à tarde nesta terça apenas entre 22ºC e 25ºC, ou seja, bem abaixo desta época do ano. Na Campanha, em geral, máximas de 25ºC a 27ºC.
No Centro gaúcho, os termômetros devem indicar à tarde de 27ºC a 29ºC. Já na Grande Porto Alegre, as máximas nesta terça devem se situar em patamar semelhante, entre 26ºC e 28ºC na maioria dos pontos.
Na Serra e nos Aparados, a terça-feira será muito amena com temperaturas durante a tarde de 21ºC a 24ºC na maioria das cidades. Em alguns pontos dos Aparados, a máxima fica apenas ao redor de 20ºC.
Como a influência do ar frio será maior no Sul e no Leste do estado, a temperatura se eleva mais no Oeste e no Noroeste. Nada como os 35ºC a 40ºC dos últimos dias, porém acima de 30ºC em diferentes pontos.
Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, embora o sol até apareça em meio à nebulosidade em diferentes cidades. Grande parte do estado registrará ainda momentos de céu nublado a encoberto. Persiste a chance de chuva em pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, especialmente na Serra e em áreas próximas da divisa com Santa Catarina.