Anacleto Zanella lança livro sobre Agricultura Familiar

Nos últimos dias, Anacleto Zanella, lançou um livro resultado dos seus estudos de cinco anos de Doutorado em História junto a UPF, em Passo Fundo, onde pesquisou a agricultura familiar no Alto Uruguai, o seu desenvolvimento sustentável, quais são os seus limites e potencialidades.

“Eu fui em vários municípios, visitei agricultores e agricultoras, entrevistei jovens, pessoas de mais idade e o resultado desta pesquisa está compilado neste livro”, disse Zanella.

“A Agricultura Familiar no Norte do Rio Grande do Sul – Região AMAU: potencialidades de seu desenvolvimento sustentável”, aborda questões muito centrais para a juventude. “Quais os são os motivos que fazem com que um jovem permaneça no meio rural? Este é um dos grandes limitadores do desenvolvimento da agricultura hoje. A juventude está abandonado a agricultura, então, o que é preciso criar de condições para que os jovens sintam-se desafiados a permanecer na agricultura e ver na mesma como potencial do seu desenvolvimento pessoal e das suas famílias”, questionou.

Outro problema que identificou com muita seriedade é a concentração. “Está havendo no Alto Uruguai uma concentração da terra, da produção e renda, portanto, temos poucas pessoas que estão se beneficiando do que é produzido. É preciso fortes políticas públicas para reverter esse processo, para ter uma agricultura diversificada. Está havendo uma concentração da produção em poucos produtos e poucos produtores, isso é preocupante”, destacou.

Muitas outras temáticas tem destaque na obra que já está à venda. “Basta me chamar pelas redes sociais, whatsapp e garantir o livro por um preço acessível, em favor da difusão da ciência de nosso país e da nossa região”, finalizou.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS