Anacleto Zanella apresentou Moções contra o corte e o bloqueio de recursos federais na Educação, Ciência e Saúde

O Vereador Anacleto Zanella (PT) protocolou duas Moções contra o corte e o bloqueio de recursos federais nas áreas da Educação, Ciência e Saúde. As referidas Moções serão analisadas na Sessão da Câmara de Vereadores de Erechim na próxima segunda, 13 de junho.

A Moção nº 19 é de protesto contra o bloqueio de 8,7 bilhões de reais efetuado pelo governo federal no final do mês de maio com o objetivo de atender ao chamado Teto de Gastos, que atinge especialmente as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (2,5 bilhões), Educação (1,6 bilhão) e Saúde (1,3 bilhão).

A Moção nº 20 é contra o corte de 92 milhões no orçamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, prejudicando os Institutos Federais de todo o Brasil, como é o caso do Campus Erechim, localizado no bairro Três Vendas.

Segundo Anacleto Zanella, as áreas da Educação, Ciência e Saúde são fundamentais para o desenvolvimento do país e para atender as demandas da população. Para exemplificar, os investimentos educacionais alcançaram, em 2021, o menor patamar desde 2012, segundo estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC). Além disso, o Plano Nacional de Educação (Lei Federal 13.005/2014) previa um investimento de 7% do PIB a partir de 2019 e de 10% do PIB a partir de 2024. Infelizmente, os investimentos educacionais alcançaram em 2021 apenas 5,6% do PIB brasileiro.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS