A conta da água deve ficar 4,56% mais cara a partir do mês de junho em Erechim. A definição ocorreu em reunião do Conselho da AGER na sexta-feira, 21. A proposta inicial da Corsan era de um reajuste de 10,5%.
O conselho da AGER analisaou a cesta de índices e metodologia que contempla um aumento e o balanço contábil da Corsan e dentro da avaliação geral, o aumento proposto de 10,5% foi considerado um absurdo.
A AGER apresentou um relatório onde demonstra que a Corsan não realizou investimentos desde 2017 em melhorias no abastecimento de água em Erechim, além de não investir no esgotamento sanitário.
Outro ponto destacado no relatório da AGER foi o alto índice de perda de água tratada que chega ao nível de 42,93%. A AGER aponta também que fica prejudicada a análise para conclusão do percentual de reajuste tarifário pelo motivo de não existir contrato vigente entre o município de Erechim e Corsan.
A definição da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais validou aumento da tarifa de água no percentual de 4,56%. A proposta aprovada pela AGER deverá ser analisada pela Corsan que poderá acolher ou buscar juridicamente a alteração do aumento da tarifa.
*Por Leandro Vesoloski