Em setembro do ano passado, foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal o pedido do vereador Rafael Ayub (MDB) referente à adesão de Erechim ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). Diante de nenhum retorno por parte do Poder Executivo, o parlamentar reforçou o pedido na última sessão ordinária, realizada na segunda-feira (18), encaminhando à Prefeitura um requerimento de informações com o objetivo de esclarecer se há algum interesse em atender à solicitação.
“Justificamos e reiteramos pela terceira vez o pedido de adesão de Erechim ao programa SIM, visto a importância que o mesmo representa à população e estruturas governamentais e não governamentais da área de segurança”, afirma Ayub, reiterando o impacto positivo que tal ação teria em toda a comunidade, como melhor formação e capacitação das guardas municipais, aprimoramento da capacidade de resposta a chamados de urgência e emergência, otimização dos serviços de prevenção, entre outros. “Uma vez firmado o termo, a adesão garantirá ao município, entre diversas garantias, a priorização e otimização do Centro Integrado de Operações (CIOp)”, completa o vereador.
Sobre o programa
Criado a partir da união de esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil, o SIM tem como finalidade combater a violência e a criminalidade no estado. Com centenas de municípios gaúchos aderidos ou em processo de adesão, o programa permite ao poder público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, e sua estrutura base segue sendo aperfeiçoada a partir das contribuições dos municípios que integram a iniciativa.