A bailarina ministrou no dia 31 de agosto uma palestra, contando sua história e vida artística, através de vídeos de seus mais importantes ballets, fotos e entrevistas ao longo de sua carreira pelo Brasil e pelo mundo. Segundo a professora Jacqueline, Ana apresentou como ocorre a evolução de uma bailarina, contando as dificuldades, desafios e superações que são inerentes a esta arte. Para comemorar o dia da bailarina, Ana Botafogo também ministrou oficinas de dança no dia 1º de setembro voltada para bailarinos e professores.
De acordo com a professora Carine, participar das oficinas de ballet com Ana Botafogo foi um verdadeiro sonho, pois sua simplicidade mesclada com tamanha experiência proporcionou momentos inesquecíveis para a sua carreira profissional.
Segundo a professora Jacqueline, a dança passou a ser uma linguagem universal. Em cada espaço, com sua cultura, seus métodos, suas características peculiares, o ser humano se expressa por meio de ritmos musicais que se traduzem em seus movimentos corporais, possibilitando o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas e cognitivas, trilhando caminhos para a sua auto-realização.