Padre e catequistas das sete Paróquias Católicas de Erexim reuniram-se na noite desta sexta-feira, no Centro Catequético São Pedro, para encaminhamento da catequese de iniciação à vida cristã no espírito catecumenal no próximo ano.
Pe. Maicon Malacarne conduziu momento de avaliação do primeiro ano da nova caminhada na catequese. Foram identificados alguns aspectos positivos: os diversos rituais como o da assinalação, da entrega da imagem do Menino Jesus e da Bíblia; o interesse dos catequizandos em continuar os encontros; a abertura das catequistas para esta nova forma de catequese; a integração das famílias; a participação de muitos pais. Foram também constatadas algumas lacunas: conteúdos inadequados à idade dos catequizandos; ausência de pais nos momentos rituais da entrega dos símbolos; a necessidade de formação das catequistas; pais que não participam das celebrações na comunidade.
Nos encaminhamentos para o próximo ano, concluiu-se que as catequistas continuem acompanhando os catequizandos que iniciaram este novo processo de iniciação à vida cristã. Foram vistos também os conteúdos a serem refletidos no segundo ano da caminhada. Serão quatro passos, o primeiro, em março, Quaresma e Campanha da Fraternidade, concluindo com uma jornada com os amigos de Jesus, uma ação concreta de solidariedade; o segundo, no tempo pascal, abril e maio, a vida de oração, culminando com a entrega do Pai Nosso; o terceiro, de junho a agosto, a dimensão eclesial, os sacramentos, com a entrega do símbolo da fé, a vela; o quarto, de setembro em diante, a misericórdia de Deus, a celebração da reconciliação (confissão), com gesto concreto de perdão e cartas para Deus com pedido de continuidade na vida sacramental.
Outro encaminhamento foi que cada paróquia fará encontros periódicos de formação das catequistas com um encontro semestral conjunto.