Odontologia da URI participa de projeto nacional para reduzir infecções hospitalares

O Curso de Odontologia da URI firmou parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) para o projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que tem como objetivo reduzir 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde em 3 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde juntamente com hospitais de excelência no país como o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e os Hospitais do Coração, Israelita Albert Einstein, Alemão Osvaldo Cruz e Sírio Libanês, todos em São Paulo.

No Brasil foram selecionados 120 hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com o foco de aprimorar a segurança do paciente, minimizar os desperdícios e custos hospitalares, por meio de três pacotes de intervenção relacionadas a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Infecção Primária de Corrente Sanguínea e Infecção do Trato Urinário.

O projeto possui caráter interdisciplinar, sendo liderado pela Farmacêutica Bioquímica da FHSTE, Lucila Veleda dos Santos, e as profissionais Susane Schaefer (Gerente dos Serviços de UTI), Michele Gressana Pagliosa (Farmacêutica), Juliane Bortolotto (Enfermeira) e Luana Gasparetto Fontanella (Psicóloga). O professor e coordenador do Curso de Odontologia, Antônio Augusto Iponema Costa, juntamente com a professora Samara Andreolla Lazaro, estão à frente do projeto pela URI Erechim e contam com a participação das acadêmicas Ana Paula Pelissa, Bruna Tiegs, Caroline Anitta Bueno e Sabrina Haupenthal.

“Estamos bastante empolgados com este projeto sendo de suma importância para reduzirmos as infecções hospitalares por meio da atenção em saúde bucal”, ressalta professor Antônio.