Odontologia da URI participa de projeto nacional para reduzir infecções hospitalares

O Curso de Odontologia da URI firmou parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) para o projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, que tem como objetivo reduzir 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde em 3 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde juntamente com hospitais de excelência no país como o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e os Hospitais do Coração, Israelita Albert Einstein, Alemão Osvaldo Cruz e Sírio Libanês, todos em São Paulo.

No Brasil foram selecionados 120 hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com o foco de aprimorar a segurança do paciente, minimizar os desperdícios e custos hospitalares, por meio de três pacotes de intervenção relacionadas a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Infecção Primária de Corrente Sanguínea e Infecção do Trato Urinário.

O projeto possui caráter interdisciplinar, sendo liderado pela Farmacêutica Bioquímica da FHSTE, Lucila Veleda dos Santos, e as profissionais Susane Schaefer (Gerente dos Serviços de UTI), Michele Gressana Pagliosa (Farmacêutica), Juliane Bortolotto (Enfermeira) e Luana Gasparetto Fontanella (Psicóloga). O professor e coordenador do Curso de Odontologia, Antônio Augusto Iponema Costa, juntamente com a professora Samara Andreolla Lazaro, estão à frente do projeto pela URI Erechim e contam com a participação das acadêmicas Ana Paula Pelissa, Bruna Tiegs, Caroline Anitta Bueno e Sabrina Haupenthal.

“Estamos bastante empolgados com este projeto sendo de suma importância para reduzirmos as infecções hospitalares por meio da atenção em saúde bucal”, ressalta professor Antônio.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS