O evento, embora seja destinado principalmente aos acadêmicos dos dois cursos, é uma oportunidade também para que a comunidade tenha acesso a temas como manejos de culturas e criações de animais, introdução de culturas, criações e agroindústrias, culturas forrageiras e de outros vegetais, conservação de alimentos humanos e de animais, uso de sementes e fertilizantes, controle e combate de pragas e doenças, processamento de diferentes alimentos de origem animal e vegetal, uso de máquinas e equipamentos agropecuários e agroindustriais, administração do empreendimento rural e agroindustrial, mercado de produtos agropecuários e agroindustriais, manejo e sanidade animal, nutrição, genética e produção e produtividade.
Segundo o coordenador do projeto, professor Mauro Antônio de
Almeida, do Curso de Medicina Veterinária, o objetivo é sensibilizar e
despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis tanto na agronomia como na veterinária. E, ainda, proporcionar vivências acadêmicas aos alunos visando contribuir na melhoria da formação profissional e pessoal, motivando-os a persistir na busca por novos conhecimentos.
Além disso, o evento contará com a participação de ONGs
protetoras de animais que estarão realizando a doação de exemplares ao público em geral, dentro das regras específicas para esse fim.
Outra atração será a vacinação gratuita contra a raiva de 60 animais oriundos de ONGs de Erechim. A iniciativa será em parceria com a empresa Cassul e a Prefeitura Municipal de Erechim e a vacina de Dirofilariose em parceria com a empresa MW Comercial Veterinária.
A Mostra Agropecuária, que será realizada até às 21h30min, conta com o apoio de diversas organizações ligadas ao agronegócio, principalmente nas áreas da Medicina Veterinária e Agronomia. O ingresso para o evento será através da doação de um quilo de alimento não perecível ou ração para pequenos animais.