Buscando fazer a sua parte na preservação da história do Poder Legislativo, nos seus 70 anos e dentro dos 100 anos de emancipação política administrativa do município, o Poder Legislativo deu seus primeiros passos na montagem de um museu que se encontra no saguão dos gabinetes dos parlamentares.
A iniciativa foi dada pelo atual presidente, Alessandro Dal Zotto quando do deslocamento dos quadros da Galeria dos Ex Presidentes que se encontravam na Sala da Presidência, sem a possibilidade da visitação da comunidade que chega até a Câmara Municipal, e que hoje se encontra em local de grande visibilidade.
Junto com a iniciativa, se começou a montagem do seu primeiro museu que conta com mesas e cadeiras de duas décadas diferentes que eram usadas pelos vereadores durante as sessões ordinárias da Casa.
Também se encontram a sineta e o cronômetro que determinavam o tempo de fala, como aparelhos que serviam para a gravação das sessões e máquinas fotográficas que fazem parte do acervo.
Para quem chega se depara com uma foto em tamanho grande que retrata as sessões da década de 60, quando a mesma estava localizada no que é hoje o Salão Nobre da Prefeitura Municipal, e outros objetos.
“Esta é uma grande iniciativa que esta Casa dá no que se refere ao resgate e perpetuação de nossa história junto ao município de Erechim. Além das Leis Municipais que estão digitalizadas e outros documentos guardados ao longo dos anos, passamos, a partir de agora a termos este pequeno, mas importante museu pensado na comunidade de nosso município. São os primeiros passos, mas mais objetos deverão fazer parte aos poucos”, garantiu Dal Zotto.
Foto: Dal Zotto junto ao museu