A 21ª Semana Nacional do Trânsito foi oficialmente aberta em Erechim na manhã de hoje (18) durante cerimônia no Anfiteatro da URI. As ações seguem até o próximo dia 25. O evento nacional, idealizado pelo Denatran, no Município é realizado pela Comissão Permanente de Educação para o Trânsito (Copet), ligada à Diretoria Municipal de Trânsito. Autoridades civis e militares, representantes de entidades, do Legislativo e do Executivo prestigiaram a abertura dos trabalhos.
Ao se pronunciar o Prefeito Schmidt deu exemplos de condutas que impactam negativamente na rotina de trânsito e justificou a importância da SNT. “Quando vemos o cidadão não respeitar uma faixa de segurança ou uma placa de sinalização, vemos a necessidade de termos esses dias dedicados à reflexão. A SNT nos leva a pensar como é nosso comportamento nas ruas da cidade e o que podemos fazer para melhorar”, observou. Schmidt ainda pontuou que “as intervenções feitas no trânsito no Município têm sempre o objetivo de beneficiar a mobilidade e colaborar com a segurança nas nossas ruas”.
Durante o encontro foram destacados pontos que influenciam no fluxo em vias públicas como o tamanho da frota de carros e a consciência dos motoristas. Estes e outros assuntos serão abordados nas palestras programadas para o dia de hoje e de amanhã, das 8 horas às 11h45.
Os temas apresentados serão:
-Implicações criminais de ocorrências de trânsito;
– Estatísticas de acidentalidade e fiscalização em rodovias;
-Noções básicas sobre delitos de trânsito;
-Minha escolha faz a diferença no trânsito;
-Ações de busca e resgate em acidentes de trânsito;
-Técnicas de salvamento;
-Acionamento, custos e ações de socorro;
-O cotidiano no trabalho de socorrista.