Na tarde de sábado, 03, na sala São José do Seminário Nossa Senhora de Fátima, ocorreu encontro com migrantes na cidade de Erechim, promovido pelo Padre James-son Mercure, haitiano, coordenador do setor de Mobilidade Humana do Regional Sul 3 da CNBB e do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (CIBAI) dos padres carlistas scalabrinianos de Porto Alegre, acompanhado pelo voluntário venezuelano Jesus Guayapero.
A Cáritas diocesana apoiou o encontro e assessorou na organização e convite aos migrantes. Com a presença de aproximadamente 60 haitianos e senegaleses, após a acolhida dos migrantes e dos assessores do encontro pelo coordenador diocesano da Cáritas, João Agnoletto, padre James-son iniciou o encontro apresentando-se e animando a todos a partilhar as conquistas e desafios.
Os participantes puderam então verbalizar as grandes dificuldades enfrentadas, desde a chegada ao Brasil, distantes de sua pátria.
O professor universitário Sérgio Mosele, presente no encontro, ressaltou a importância das associações dos migrantes e também situou a realidade desafiadora que os migrantes enfrentam em nosso município bem como as conquistas já alcançadas.
Padre James-son discorreu também sobre alguns aspectos frente à atual crise que afeta a sociedade como um todo, atingindo especialmente os migrantes, como desemprego, insegurança alimentar, dificuldades com o idioma, regularização da documentação, acesso à moradia e à saúde entre outros. Frisou que o objetivo do encontro foi de conhecê-los, conhecer suas realidades e dificuldades para melhor ajudar na organização das associações e outras ações concretas.
Foram algumas horas muito proveitosas com troca de experiências e informações entre os migrantes.
O encontro foi finalizado com um momento de confraternização entre os migrantes