Começa nesta terça-feira, 26, a mobilização regional para a votação na Consulta Popular, que vai apontar as prioridades para serem incluídas no Orçamento Estadual do ano que vem. Os eleitores podem votar em apenas um projeto até quinta-feira que vem, 28, pelo site consultapopular.rs.gov.br, das 7h às 24h. Na hora da votação, o eleitor deverá informar o número do título eleitoral.
As prioridades da região do COREDE Norte, que tem 32 municípios, foram definidas na Plenária Regional realizada no dia 07 de junho. Para este ano, o valor disponibilizado para a Região Norte do Estado ficou em R$ 2.694.891,30.. Ficou definido que a cédula de votação terá 10 opções de projeto, sendo que cada pessoa deverá escolher um deles para receber recursos da Consulta Popular.
Os projetos a serem votados são: reaparelhamento dos órgãos de segurança; regionalização do turismo; apoio à cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte; ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS; apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; manejo e conservação do solo; implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem; saúde da família PPC – aquisição de veículo; apoio à recuperação de estradas vicinais; e mais água.
A destinação de recursos será feita de acordo com a votação recebida por cada projeto, ou seja, 40% para o 1º lugar; 30% para o 2º; 15% para o 3º; 10% para o 4º; e 5º para o 5º lugar.