Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e Assessor da Comissão Diocesana de Servidores e Ministros, deu a última aula do curso e no final entregou o certificado de conclusão aos participantes.
O curso iniciou no dia 10 de abril com aulas semanais nas terças-feiras. As aulas tiveram cinco eixos: dimensão antropológica, tratando especialmente sobre a realidade da morte; dimensão bíblico-teológica, refletindo sobre a visão cristã da morte, do que vem depois dela, a ressurreição, a vinda final de Cristo; dimensão psicológica, aprofundando a questão do sofrimento e o luto; a dimensão litúrgica, estudando a celebração do mistério pascal no velório e nas exéquias; a dimensão da espiritualidade pastoral, vendo práticas eclesiais na doença, morte e luto.
O objetivo do curso é preparar pessoas para acompanhar as famílias na experiência da morte, proporcionando-lhes momentos de escuta e de oração, bem como ajudando em eventual necessidade de encaminhamentos práticos de velório e sepultamento.