Os deputados estaduais são eleitos de quatro em quatro anos para representar os cidadãos na elaboração das leis pertinentes ao estado, além de fiscalizar as ações do governador. No sábado 17, o ex-secretário da Agricultura e deputado estadual Ernani Polo, do Partido Progressista, concedeu entrevista à Rádio Cultura, na Frinape.
Questionado sobre a possibilidade dele assumir novamente a secretaria da Agricultura do governo Eduardo Leite, disse que não há expectativa de assumir o cargo: “Acredito que não existe nenhuma possibilidade. Nós estamos negociando com a nova Assembleia Legislativa para ver quem serão os presidentes nestes quatro anos, já que deve existir um revezamento na presidência”.
Mas quando foi questionado se ele seria o candidato a presidente neste primeiro ano foi taxativo. “Eu sou Ijuí, e toda aquela região que vai desde Santa Rosa nunca teve um presidente da Assembleia Legislativa. Quem sabe que nesta legislatura possa ter um. Veja a região de Erechim já teve dois, Iradir Pietroski e Ivar Pavan. Estamos apenas conversando com os demais deputados que foram eleitos para chegar num consenso para ver quem será o presidente para os próximos quatro anos e, ficaria feliz se o meu nome fosse escolhido”, afirmou o deputado Ernani Polo.