Deve iniciar em cinco dias as obras de construção de açudes na região do Alto Uruguai, que foi contemplada com dois lotes (8 e 9), totalizando 168 açudes em 21 municípios. A Ordem de Serviço para a empresa Bonfante, que tem prazo de cinco dias úteis para iniciarem as obras, foi acertada em reunião realizada na quinta-feira (04/10), na sede do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. A ação faz parte do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Participaram da reunião os técnicos dos 11 municípios que pertencem ao lote 9, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Cezar da Rosa, a engenheira agrônomo da SDR, Anelise Hagemann, e Diego Bonfante, da empresa ganhadora da licitação do lote 9, além do tenente da Polícia Ambiental (Patram) de Erechim, Tiago Bernieri.
O objetivo é garantir acesso à água em unidades da agricultura familiar ou de base cooperativa e para públicos especiais, por meio da construção de micro açudes, cisternas, implantação de sistemas de irrigação, perfuração de poços tubulares profundos, instalação de redes de abastecimento d`água e implantação de projetos de saneamento básico no meio rural.
Segundo Cezar da Rosa, esses projetos são importantes para a região, pois o produtor recebe esses açudes gratuitos, possibilitando utilizar a água armazenada em sistemas de irrigação, aumentando a eficiência e a manutenção das culturas irrigadas. Os projetos dos açudes elaborados pela Emater/RS-Ascar têm de 1.200 a 1.560 metros cúbicos de terra removida. Segundo da Rosa, o lote 8 será disponibilizado em breve.