Erechim tem avançado em diversas frentes e uma delas, refere-se a fiscalização. Parece até mentira, mas Erechim tem 61 pontos de descarte irregular de lixo. A secretaria de Meio Ambiente, há longa data tem mapeado esses locais e trabalha com iniciativas inovadoras.
A novidade do momento é o programa de fiscalização por câmeras. “O projeto chama-se fiscalização inteligente, pois o descarte irregular de lixo aumentou nos últimos anos. Por mais que o caminhão de lixo passa nas residências seis dias por semana, alguns materiais, eletros, móveis, colchões, o pessoal acaba fazendo descarte clandestino”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira.
Nada mais é do que um poste, uma câmera e placa solar. “Teremos uma câmera inteligente para poder flagrar placa do veículo, pessoa e demais informações para a fiscalização tomar as medidas cabíveis”, disse.
Na próxima semana será aberto o processo licitatório. O projeto será móvel “instala num ponto, fica cerca de duas, três semanas e depois coloca em outro local. Vai resolver parte dos nossos problemas, a outra parte é dar ao contribuinte alternativas para o descarte. No bairro do Linho temos o primeiro ecoponto, de descarte de resíduos especiais”, finalizou.
Saiba mais sobre a Central Municipal de Resíduos Especiais:
Central de resíduos (2)