Após mais de meio século de reivindicações, a pavimentação do último trecho não asfaltado da BR-153, entre Passo Fundo e Erechim (RS), deu um passo decisivo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aprovou o projeto executivo da obra, orçada em R$ 584 milhões. Os 68 quilômetros de extensão são considerados estratégicos para o escoamento da produção agrícola e a conexão entre o Sul e o Norte do Brasil.
Próximas etapas
Com o aval técnico do Dnit, o processo agora depende da emissão da licença ambiental pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que concedeu um licenciamento simplificado – o que pode agilizar a liberação. Paralelamente, a obra será incluída no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) e precisará de aprovação do Congresso Nacional para que os recursos sejam garantidos.
Impacto econômico e social
A estrada é vital para produtores rurais e caminhoneiros da região, que hoje enfrentam trechos irregulares e poeirentos, especialmente no transporte de grãos. A pavimentação também deve redistribuir o fluxo de veículos, aliviando o tráfego na BR-285 e na ERS-135, rotas alternativas que hoje concentram o trânsito pesado.
Moradores e empresários celebram o avanço do projeto. “Essa obra vai melhorar a segurança e reduzir custos com manutenção de veículos”, comenta um agricultor da região. Enquanto aguardam a liberação definitiva, as expectativas se voltam para os trâmites ambientais e orçamentários, que definirão o cronograma de execução.
Por: Edson Machado da Silva
Fonte: GZH